cachorro-quente: o simples requintado!

Hot-dog tem em quase toda esquina no Rio, mas igual ao que é vendido na altura do n° 110 da rua Humaitá, só lá. Isso porque poucos fazem como o Oliveira com o seu cachorro-quente: faz do simples algo sofisticado. O Oliveira capricha no uniforme e nos ingredientes. Sua farda de chef, impecavelmente branca, reflete o capricho com a escolha dos ingredientes: todos tem um carinho especial na escolha e preparação, desde o requintado molho de mostarda preta com mel até o tradicional ovo de condorna.

Mas isso não quer dizer que não podemos tentar fazer um dogão delícia em casa, não é mesmo? Pensando nisso, o blog Gastronomia de Rua traz uma receita mais do que gostosa de cachorro-quente, que de podrão não tem nada! Além disso, é super fácil de fazer, mesmo para quem não tem a menor intimidade com a cozinha. Vamos lá!

Ingredientes:


 - 1 lata de salsicha (comum ou vegetal)
 - 1 lata de tomate pelado (desses que vem em lata, no supermercado)
 - 1 cenoura pequena sem casca
 - 1/4 de cebola
 - 1 dente de alho grande
 - 1 xícara (café) de molho de mostarda
 - ½ xícara (café) de mel
 - Salsinha picada a gosto
 - Azeite de oliva a gosto
 - Sal a gosto
 - Pimenta moída a gosto
 - Temperos a gosto (orégano, manjericão, tomilho...)
 - Pães (franceses são mais gostosos, mas pode ser aquele de hot-dog também)

Modo de preparo:

 No liquidificador, coloque todo o conteúdo da lata de tomate pelado, a cebola, a salsinha e o alho.
Bata bem. Em uma panela, coloque o molho de tomate batido, a cenoura e um fio de azeite. Leve o molho para reduzir, estará no ponto quando a cenoura estiver cozida. Bata todo o molho novamente (juntamente com a cenoura).

 Aqui está o molho pronto! Vamos usar ele para cozinhar as salsichas. Como diz o Oliveira, a qualidade da salsicha é fundamental para o sucesso do lanche. Então escolha bem a marca da salsicha que vai usar! Para quem não come carne, existem muitas marcas de salsicha vegetal a venda por aí. Quem quiser saber mais, confira os sites de referência no final do post.

Coloque a quantidade desejada de molho em uma panela, adicione as salsichas, os temperos (sal, pimenta, ervas..) e, se quiser mais um fio de azeite. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por uns 15 minutos, até que as salsichas fiquem bem macias.

 Separadamente, vamos preparar um molho com mostarda e mel, conhecido também como honey-mustard. É bem simples: pegue a mostarda, misture em um pote pequeno com o mel, adicione azeite a gosto, e uma pitada de sal. Experimente aos poucos para não colocar muito azeite ou sal.

Agora, a reta final. Vamos montar o lanche. Corte o pão ao meio, coloque a (ou as) salsicha(s) e um pouco de molho, se quiser. Para finalizar, coloque o molho de mostarda e mel!  Voilá! Saindo um cachorro-quente digno do carrinho do Oliveira!

E para não perder o costume, não se esqueça de contribuir para a reimpressão do Guia Carioca de Gastronomia de Rua. Entre em www.benfeitoria.com.br/guiario e participe! Bom apetite, e um abraço!

referência


http://chubbyvegan.net/receitas/hot-dog-vegan/

2 comentários:

Anônimo disse...

noTA 1000,EU JÁ COMI MUUUUUUUUUUITO

Anônimo disse...

muuuuuuuuito bommm (: