O Angu da Lucinha

gastronomia, culinária, comida, rua, ambulante, chef, guia, rio de janeiro, cidade, culinariaQuando desce a escadaria do sobrado centenário onde mora para abrir sua barraca de angu, Lucinha leva mais que panelas, conchas e outros apetrechos necessários para a venda. Carrega a história, os saberes e a identidade de seus antepassados.
leia mais
Vender angu à baiana na região onde hoje está instalada, nas proximidades do cais do porto, é reproduzir o que faziam as negras libertas entre os séculos XIX e XX. Ela aprendeu a cozinhar ainda menina, com as mulheres da família, mãe, tias, avó. A mãe, aposentada, chegou a vender angu no Largo da Prainha, ao lado da Pedra do Sal, durante os ensaios e eventos do bloco carnavalesco Escravos da Mauá, e ela herdou o ponto. “Cozinhar, para mim, tem a ver com a minha ancestralidade”.

Alimento: Caldos.
Variedades: Angu à baiana, frango com quiabo e angu, caldo de ervilha, caldo de aipim com frango, mocotó, feijão amigo
Preparo: Prepara os caldos em casa e leva para a rua, onde mantêm aquecido.
Local: Pedra do Sal - Gamboa.
Dias e horário de trabalho: Segundas e Sextas, das 18h30 à 0h. Também atende a eventos particulares, a combinar no telefone 21 72692897 ou 21 34765679.

6 comentários:

Unknown disse...

Esses caldos da Dona Lucinha, são maravilhosos, tem segunda feira que só vou lá para come-los, ai aproveito para curtir um sambão da melhor qualidade na pedra do sal. O preço do caldo é pequeno e o sambão é de graça. Vale conferir, tudo de primeira.
VANDERLEI

Unknown disse...

Além dos pratos serem uma delícia, a recepção é sempre calorosa.
Muito bom comer algo sabendo que foi feito com carinho e amor. (o meu predileto é galinha com quiabo)
Bora lá pessoal!

Leninha & Anderson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leninha & Anderson disse...

Degustar os pratos da Lucinha é sempre um prazer.Já conheço suas delícias desde o tempo que sua adorável mãe ainda estava na barraca.Todo ensaio do Bloco Escravos da Mauá,tinha que fazer "uma boquinha" e Só muda para melhor.Adoro o feijão amigo.Sucesso !!!

Magalhães disse...

Caldinho de feijão ummm muito bom ein...

Aline Tavares disse...

Além dos pratos saborosos (eu sou fã do maravilhoso frango com quiabo) o sorriso com que recebe os fregueses é ímpar. Sucesso Lucia!!!!