O verão chegou com tapioca!


Parece que o verão carioca finalmente está chagando. Junto com ela, chegam tambem as gostosas noites quentes que pedem para ficar mais na rua. É a melhor desculpa para esticar o happy hour até mais tarde, pegar um cineminha, dar uma corridinha na areia... Atrações noturnas não faltam para o Rio. 

E quem frequenta a noite dos bairros do Flamengo e Botafogo já deve conhecer a deliciosa tapioca do Arnaldo. Se não conhece, deveria conhecer. O cearense vende hoje no Rio de Janeiro as tapiocas que comia em Santa Quitéria, onde nasceu. A iguaria é preparada na hora, na frente do cliente, porque fresquinho é mais gostoso! Quem não conhece o processo, pode até pensar que é mágica como aquilo que parece uma farinha branca na frigideira se transforma na deliciosa tapioca.

Por isso, o blog Gastronomia de Rua traz para nossos leitores uma receita passo a passo de como fazer a tapioca, desde o polvilho até o recheio. Receita testada e aprovada pela nossa equipe de especialistas no assunto!

ingredientes

2 xícaras de polvilho doce ( desses que se compra em mercado )
1 e 1/2 xícaras ( chá ) de água 
1 colher (café - rasa) de sal

preparo
Preparar a tapioca á uma coisa que precisa de uma certa prática. As primeiras vezes podem parecer difíceis, mas rapidinho se pega o jeito! 

Comece misturando o sal com a água até dissolver bem. Em uma tigela larga e funda, coloque o polvilho e vá respingando a água aos pouco até formar uma farofa úmida. Passe essa farofa por uma peneira de furos meio grande, até ficar com grãos finos como uma farinha. 

Divida essa massa em 3 porções e espalhe em uma chapa quente ou em uma frigideira anti-aderente. Deixe assar até que a goma comece a ficar transparente e as bodas comecem a levantar. Então vire e espere o mesmo ponto para o outro lado. Recheie a gosto e sirva em seguida. Aproveite para inventar seu recheio favorito!

Essa receita rende 3 porções mais ou menos.

Voltando pro Arnaldo, ele gosta da noite - seu carrinho começa a circular às 19h e está na área até às 3h da madrugada. Os notívagos de plantão já sabem: bateu aquela fominha, sai para uma caminhada atrás da tapioca do Arnaldo!

Boa tapioca!

----

E é sempre bom lembrar que precisamos de sua ajuda para concretizar a reimpressão do Guia, que esta com a edição esgotada. Participe do financiamento coletivo dessa segunda edição, entrando em www.benfeitoria.com/guiario, e contribua de maneira rápida, fácil e segura! Além de ajudar, você adquire um exemplar do Guia por um preço exclusivo para apoiadores do projeto!

Nenhum comentário: